Em função dos casos de gripe A, que, nos três primeiros meses de 2016, já matou 44 pessoas nos Estados de São Paulo (38), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1) e Santa Catarina (4), o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de imunização contra a doença. Inicialmente prevista para iniciar dia 30 de abril (até 20 de maio), a vacinação deverá começar no dia 25. O governo federal garante que as doses das vacinas chegarão aos Estados até o dia 15 de abril.
Segundo o secretário João Gabbardo, a Secretaria Estadual da Saúde já está preparada para começar os trabalhos mais cedo. Segundo o secretário, no Rio Grande do Sul, devem chegar, até 15 de abril, 40% do total de vacinas previstas para o Estado, cerca de 3.574.750 de doses. A partir do dia 30, a secretaria deve receber nova remessa, garantindo que haja doses suficientes para atender à demanda.
Antecipando a chegada em uma semana, as pessoas poderão estar imunizadas antes do inverno destaca o secretário João Gabbardo.
Apesar da mobilização do Estado e da União para adiantar a vacinação, a responsável pelas campanhas de vacinação em Santa Maria, enfermeira Ana Motta, afirma que o município não recebeu nenhuma posição oficial sobre o novo cronograma da campanha. Ela acrescenta que, por enquanto, não existe nenhuma dose da vacina contra a gripe nos postos de saúde da cidade.
Estamos na expectativa do pronunciamento oficial do Secretário Estadual da Saúde, pois a distribuição das doses é feita do Estado para os municípios. Se chegarem antes, conseguimos adiantar. Senão, estamos organizados para iniciar nos dias da campanha nacional de 30 de abril a 20 de maio explica.
Corrida às clínicas particulares
As clínicas de vacinação particulares de Santa Maria também estão se preparando para a vacinação e afirmam que a procura hoje é bem maior em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vivacin, Giovana Alegranzi, a clínica não dispõe de vacianas contra a gripe A atualmente, mas um lote da vacinas tetravalente chegará na próxima semana. O valor da dose sairá por R$ 100 para adultos e R$ 60 para crianças.
Já temos muitas encomendas, principalmente de empresas que compram o pacote de vacinação para os colaboradores. Afinal, é um investimento para que não haja faltas futuras em função da doença e para que os funcionários não trabalhem gripados e baixem o seu rendimento explica.
A enfermeira Diuli Oliveira Pinto, responsável pela Multivacin, conta que nesta quarta-feira a clínica recebeu um lote com 100 doses e todas foram vendidas na mesma tarde. Novos lotes devem chegar entre hoje e a próxima semana. O valor da dose é o mesmo da concorrente, mas há descontos para usuários de alguns convênios.
Cuidado especiais em adultos e crianças
Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, o médico infectologista Fábio Lopes Pedro afirmou que a antecipação da vacinação é uma medida eficiente e pertinente.
Entre a realização da vacina até o desenvolvimento da proteção no organismo, demora algumas semanas, por isso, é importante antecipar para a vacina fazer efeito antes do inverno explica.
O profissional também revelou que o vírus da gripe tem uma alta mutagenicidade, ou seja, geneticamente ele se altera e, dessa maneira, a estrutura vacinal muda de um ano para outro.
Conforme o Ministério da Saúde, são grupos de risco crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas.
A pediatra Dalva Maria Dalla Barba Londero, que atua em Santa Maria, conta que vem atendendo casos de crianças com síndrome gripal desde o verão, algo "